Dia Nacional do Teste do Pezinho.
BENJAMIN JOSÉ SCHMIDT (1931-2009)
O pediatra que implantou no país o teste do pezinho
ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL
Há cinco grandes feitos na carreira de Benjamin José Schmidt, médico pediatra formado pela USP em 1955. O filho Beny, chefe do laboratório de patologia neuromuscular da Unifesp, é quem se lembra dos acontecimentos:
1º) Foi o primeiro brasileiro a presidir uma sociedade médico-científica internacional: a Associação Internacional de Pediatria, na França, durante a década de 1970.
2º) Aprimorou e introduziu no Brasil o exame de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, que detecta e previne doenças em recém-nascidos e é obrigatório por lei. “Infelizmente”, lamenta o filho, “a lei não funciona”. “De 15% a 20% dos nascidos vivos não fazem o teste”, afirma.
3º) É dele a descoberta de duas doenças, ligadas a problemas no metabolismo.
4º) Foi um dos fundadores do laboratório Lavoisier.
5º) É considerado um dos melhores pediatras brasileiros, tendo escrito cerca de 300 artigos, estima o filho.
“Uma das maneiras de identificar uma pessoa é falar de seu currículo. No meu caso e do meu irmão, guardamos dele uma frase: “Homens não precisam ter vergonha de se frustrar ou de não ter dinheiro. Vergonha é um homem sem honra'”, recorda-se.
Como o pai, os filhos são médicos. “Eu queria que ele sentisse orgulho de mim, o mesmo que eu senti a vida toda dele”, conta o filho.
Benjamin morreu sábado (6), aos 77, de falência de órgãos. Sofria de mal de Alzheimer havia 14 anos. Deixa viúva, dois filhos e cinco netos.