Projeto a Poesia nas Escolas
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio
Instituição: ALUBRA
Levar para nossa sociedade os nobres Intelectuais Confrades e Confreiras que essa academia tem em todo seu contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a linguagem oral;
Estimular o gosto pela leitura gênero poesia
Desenvolver raciocínio lógico;
Envolver as crianças e adolecentes num mundo de fantasias e imaginação;
Melhorar a interação, comunicação das crianças e adolecentes
Presidente Michele Zanin
Acadêmica: Railda Dias
Instituições: Sala de leitura Escola Professor Henrique Morato-Ensino Médio e EJA
Escola Estadual Padre Nelson Antonio Romão séries iniciais(1º ao 5º anos)
As escolas receberam carinhosamente o Projeto A poesia nas Escolas realizada pela ALUBRA….Agradeci-as em nome da ALUBRA e elas deixaram suas portas abertas para que pudêssemos retornar com novos eventos.Parabéns a diretoria,Valeu a pena !Foi bom demais!
Cidade de Mataõ-SP
Autores lidos
Elias José
José Paulo Paes
Manuel Bandeira
Vinicius de Moraes
Cora Coralina
Cecilia Meireles
Carlos Drummond de Andrade
Ferreira Gullar
Mario Quintana
Acadêmica: Uiara Melo
Instituições: Essencial Tutoria e Consultoria Educacional Mundo Encantado e CEMPS
Alunos Essencial: Marina Melo, Ricardo Albino e Manuela Vieira
Alunos CEMPS: Pedro Henrique Pereira, Gabriel Ribiero, Erick Goems, Beatriz Freitas, Natália Gabriel, Laís Silva, Gregory Carvalho, Alyce Silva, Lucas Neto, Ademir Neto, Hendrick Santos, Hugo Fernandes, Lyandra Franco e Thainah Midão.
Professora: Suele
Diretora: Monique Silva
Acadêmico: Francisco Martins
Instituição: Escola da rede municipal de ensino Itajacy Pacheco Martins
Foi gratificante desenvolver em Uruçuí – PI o Projeto A Poesia nas Escolas da ALUBRA -Academia Luminescência Brasileira. O projeto foi realizado dos dias 14 a 16 de março de 2016 na escola da rede municipal de ensino Itajacy Pacheco Martins com alunos do 6º ano. Foram momentos de dinâmicas de leitura, interpretação e produção de textos o que contribuiu satisfatoriamente com o aprendizado , sobretudo, como ação pedagógica dentro da escola. Realizamos palestra sobre leitura, os alunos conheceram poemas de autores como Francisco Martins, Michelle Zanin, Gonçalves Dias dentre outros. Realizou-se trabalhos de grupo nos quais os alunos produziram poemas de autoria própria. A atividade encerrou-se com um recital de poemas no pátio da escola com a presença de todos.
Parabéns Comendadora e Presidente da ALUBRA Michelle Zanin
Acadêmica : Natalia Maria Lenhar
Instituição: Colégio Evolução de Itaipuaçu Niterói Rio de Janeiro
Acadêmico: Marcos Antonio César Vanderlei
Instituição: Centro Educacional Jorge de Lima – Maceió – Alagoas
CONTEÚDO: Poema e Poeta
Nº DE AULAS: 03 aulas de 04 horas
DATA: 09 a 11 de março de 2016
OBJETIVOS GERAL
Levar conhecimentos básicos aos jovens e adultos sobre poema e poesia, orientando de maneira prática, o caminho e a motivação do poeta. Desenvolvendo em cada partícipe, uma identificação poética.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Alcançar a motivação do grupo na participação efetiva do desenvolvimento e capacidade poética.
Conseguir identificar os valores individuais e mostrar a importância da poesia no cotidiano.
Criar clima de envolvimento na elaboração de poesia e poema.
Proporcionar oportunidade de descrição de um poema e suas particularidades, na linguagem oral e escrita.
ESTRATÉGIAS
Apresentar a biografia do autor.
Realizar uma dinâmica de relacionamentos, com apresentações e conhecimentos na área literária.
Apresentar documentos em áudio visuais, dos conteúdos.
Realizar perguntas e respostas através de questionários.
Motivar o grupo, quanto à elaboração de poesias ou poemas.
Doar a cada participante, como forma de incentivo, um livro do Acadêmico “Imaginação”.
AVALIAÇÃO
Propor relato sobre o curso.
Cada pessoa deve tentar elaborar uma poesia ou poema.
Classificar os três melhores participantes e presenteá-los
com o livro “Imaginação 2”, do Acadêmico e contemplá-los com medalhas.
Avaliar o grupo e atribuir uma nota de 1 a 2 pontos, como reconhecimento da participação das atividades, na disciplina de Português, da instituição educacional.
POEMA
PODEMOS DEFINIR O POEMA COMO UM TEXTO CHEIO DE SONS E RÍTMOS, QUE ABRE ESPAÇOS PARA OUTRAS LEITURAS, COM COMBINAÇÕES DE PALAVRAS COLOCADAS EM POSIÇÕES ESPECIAIS.
POESIA
É UM TEXTO QUE SE ENCONTRA DENTRO DO POEMA E EM OUTRAS OBRAS DE ARTE, QUE INCENTIVA O LEITOR OU O OUVINTE, A DESCOBRIR O CAMINHO DA MENSAGEM E A INTERPRETAÇÃO DOS SEUS SENTIDOS.
FUNÇÃO POÉTICA
1 – CENTRALIZADA NA MENSAGEM, REVELANDO RECURSOS IMAGINATIVOS CRIADOS PELO ESCRITOR.
2 – AFETIVA, SUGESTIVA, CONOTATIVA, ELA É METAFÓRICA. VALORIZAM-SE AS PALAVRAS, SUAS COMBINAÇÕES.
3 – É A LINGUAGEM FIGURADA APRESENTADA EM OBRAS LITERÁRIAS, LETRAS DE MÚSICA, EM ALGUMAS PROPAGANDAS, ETC.
O POEMA E O POETA
- a) Existe uma relação na criação do texto entre o poeta e uma provável musa?
- b) Qual a mensagem central do poema?
- c) O abstrato é uma constância no texto?
- d) O texto é fácil de interpretar?
- e) Qual a relação do conteúdo do texto com o leitor?
- f) A redação é de fácil compreensão?
- g) Qual a dificuldade maior na compreensão do texto.
AS CARACTERÍSTICAS DO POEMA ROMÂNTICO
1 – Ideologia (Burguesa)
2 – Subjetividade
3 – Sentimentalismo
4 – Idealização
5 – Evasão
6 – Harmonia
7- Liberdade
8 – Nacionalismo
9 – O culto do passado
AUTORES DE POEMAS ROMÂNTICOS
1ª Geração: Gonçalves Dias
Gonçalves de Magalhães
2ª Geração: Álvares de Azevedo
Cassimiro de Abreu
Junqueira Freire
Fagundes Varela
3ª Geração: Castro Alves
Sousândrade
MUSA
Musa inspiradora de um poeta popular,
Que todo dia a procura em busca de um saber.
Distante nos pensamentos, às vezes fica voando,
Tentando curtir ideias que o faça renascer.
Desejando tê-la sempre ao seu lado sem temor,
Para poder apreciar e retratá-la consciente,
Modulá-la de maneira, explícita na emoção,
Da inspiração madura, sem inconveniente.
Não deve ser diferente das que participaram,
Dos poemas chocantes em dias enfeitiçados.
Certamente tem doçura acalentando os sonhos,
Com despertar suaves, em atos poetizados.
Esta flor se encontra no jardim de candura,
Exalando o perfume a um grande sonhador,
Transportando a mensagem com carinho e ternura,
Ao poeta concentrado na imagem que moldou.
A existência da Musa está na criatividade,
Na fértil mente humana surge o que fecundou.
Contínua invocação, envolvente e produtiva,
Restauração filosófica no que se delineou.
Portanto, se conhecendo com certa apreciação,
Uma sublime imagem, refletida em cada mente.
A única imaginação verdadeira e mentirosa,
Capaz de amenizar a maior dor de um vivente.
O mistério de um poema é difícil explicar,
Cada verso é um início, base de outro começo.
Em que a sequência determina todo seu conteúdo,
E, onde o final real, não deixa seu endereço.
Quem sabe se algum dia Ele possa esclarecer,
O valor real da Musa e também o seu poder!
Onde ela se esconde neste campo universal,
Que mesmo distante, ajuda um poeta a vencer.