Fora da sala com Michelle Franzini Zanin
A Literatura é apaixonante, cada livro é como se fosse um portal para um novo universo, e é assim que voltamos com o quadro Fora da sala. A entrevistada de hoje é a aluna do quarto ano de jornalismo Michelle Franzini Zanin, escritora e fundadora da Academia Luminescência Brasileira (ALUBRA). Nesse bate papo, falamos sobre os livros que já foram publicados, os novos projetos e o objetivo da sua fundação.Como surgiu o amor pela literatura? Você é fã de algum autor? Qual seu livro favorito?
1) Meu sentimento pela literatura surgiu espontaneamente. Sou fã de diversos autores, minha obra preferida é a bíblia.
2) De onde vem sua inspiração para escrever?
Minha inspiração vem da vida, das situações cotidianas e das pessoas que entrelaçam meu caminho
3) Quando escreveu seu livro “vida”, qual era mensagem que gostaria de passar?
Que a vida é linda, complexa, apaixonante, algo para ser pensando, contemplado. Amo a palavra vida, me fortalece, fiz uma tatuagem no pulso recentemente com a palavra vida escrito igual à capa do meu livro.
4) Sabemos que seu livro asseverações teve muita repercussão, você imaginava que isso aconteceria? Qual foi sua intenção ao escreve-lo?
Asseverações surgiu de forma inesperada. Muitos pais e professores me pediam para escrever algo aos pequenos. Resolvi sair de minha zona de conforto e fiz um livro didático, desafiador, divertido, que seja desafiador e desperte o amor pela literatura, forme novos leitores. O livro se tornou um enorme sucesso, me surpreendi com o resultado e fico feliz em ter conseguido inspirar mentes.
5) Você sempre sonhou em se tornar escritora ou foi algo que fluiu naturalmente?
Flui naturalmente. Nasci escritora, morrerei escritora. Foi algo traçado, obra do destino. Amo a escrita, ela me completa.
6) Você é presidente fundadora da Academia Luminescência do Brasil, como surgiu essa inciativa, qual o foco da Academia?
A academia Luminescência Brasileira (ALUBRA) surgiu da vontade de promover as letras, as artes e a ciência. Acredito que esses elementos são essenciais na formação da sociedade e nos fortalecem individualmente. Desenvolvemos atividades pensadas no bem-estar social e na comunidade, com foco na cultura e na educação. O nome da instituição teve como inspiração a filosofia grega e o movimento iluminista. Luminescência faz referência à luz, ao saber difundido na humanidade, que é atemporal e universal.
7) Quais são seus planos para o futuro? Atualmente está escrevendo algum livro?
Estou escrevendo um livro contando a história da cidade de Santa Lúcia que ficará pronto até o fim do ano. Tenho alguns projetos em mente, pretendo escrever, ler e estudar.
8) Conte mais sobre sua saga de ficção cientifica, que já tem seu primeiro livro concluído (Clandestinos).
Clandestinos conta a história de um futuro distópico ameaçado por um vírus de computador. É o primeiro de seis livros, a continuação Irmandade está começando a ser escrita. Embora já esteja concluído, Clandestinos ainda não tem uma editora e data para ser lançado, creio que o lançamento não será em 2016. O livro tem 335 páginas.
Fora da sala com Michelle Franzini Zanin